Cidades europeias - o crime
Um estudo europeu (Urban Audit) que se debruçou sobre a qualidade de vida de algumas cidades europeias concluiu que Bruxelas está entre os 20% de cidades com uma taxa de crime mais elevado. (Em Portugal as cidades visadas foram Lisboa, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Ponta Delgada e Setúbal...)
Há muitas maneiras de lidar com o crime, mas esta, fotografa na janela de um Renault Twingo, numa pacata rua de Bruxelas, não deixa de ser original:
No que toca às estatísticas de criminalidade, os resultados surpreenderam-me bastante. Da minha vivência belga tenho a noção de que há muito mais crime violento por estas paragens quando comparadas com o pacato Portugal, mas tenho a impressão de que há muito menos crime "ligeiro" do que em Lisboa. Bruxelas é, para o cidadão comum, uma cidade bem mais segura do que Lisboa. Para os seguranças que transportam fundos, certamente que não, mas para o "povo", sem dúvida.
Porém não são essas as conclusões do estudo. Lisboa tem, de acordo com estas estatísticas, quase metade do número de crimes por mil habitantes de Bruxelas. Será que em Lisboa já ninguém se dá ao trabalho de fazer queixa à polícia? Talvez seja isso... Entre 1993 e 1998 - entre tentativas e "sucessos" - fui assaltado nas ruas de Lisboa 4 vezes, e por nenhuma das vezes apresentei queixa. Nunca me roubaram mais do que 200 escudos, não pensei que valesse a pena... Porém quando olho para estes números e vejo que Estocolmo tem quase 2.5 vezes mais crimes repertoriados do que Lisboa, arrependo-me de não ter corrido à polícia...
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home