--> -->

sábado, novembro 20, 2004

Referendo sobre a constituição europeia:

"Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?"

Então, já pensaram no que vão responder?

Que raio de pergunta! Quem inventou isto?
Tenho lido a constituição aos poucos, e esse texto já é tão opaco, tão longe do cidadão normal... Será que não podiam ter feito uma pergunta mais clara?

-----------------------------------------------------------------------------------
1) "Concorda com a Constituição Europeia na sua generalidade ?"
-----------------------------------------------------------------------------------
E se quiserem complicar, podem sempre perguntar :

-----------------------------------------------------------------------------------
Se respondeu SIM, por favor responda às questões seguintes:
2S) Leu a constituição, vai ler, ou tenciona lê-la um dia
SIM
NÃO

3S) Se respondeu NÃO à pergunta precedente, diga-nos por favor como é que construiu a sua opinião
VOTO COMO ME DIZ O MEU PARTIDO
LEIO OS JORNAIS
OUTRO, por favor especifique:

-----------------------------------------------------------------------------------
Se respondeu NÃO, por favor responda à questão seguinte:
2N) Indique os pontos com que discorda ?
NENHUM, SOU DO CONTRA
VOTO COMO ME DIZ O MEU PARTIDO
OUTRO, por favor especifique:

3N) Está consciente das consequências do seu voto?
SIM
NÃO
-----------------------------------------------------------------------------------

3 Comentários:

Blogger Nuno opinou:

Brilhante!
Vou por um link no meu blog.
Tu expoes aqui as razoes pelas quais eu sou contra o referendo. Honestamente, acho que elegemos os politico para decidir estas coisas por nos.

4:47 da tarde  
Anonymous Anónimo opinou:

Caro Ruru,
Concordo contigo, não concordo com o Nuno.
Eu por principio não voto, não por ser do contra, mas pq é tudo a mesma merda, ie, a poliktica em pt não representa os cidadãos que elgem o deputado, mas sim os interesses de um partido, tendo apenas um partido mais macacos do que outra partido, ensinando o partido a teoria do voto a favor e do voto contra.
É quase como "meninos levantem-se! Bonitos, tomem lá uma banana - mais concretamente, um tacho ou uma reforma em apenas 8 anos.
Curiosamente, nos referendos votei sempre!
Ai o meu voto contava. Ai eram as minhas convicções que me faziam ir num domingo, perder um dia de santo descanso e ir por a cruzinha e dobrar o papelito.
Aqueles q pensam que a democracia é o sistema perfeito, desenganen-se pois de perfeito não tem nada! Apenas nos faz - nós comuns mortais q julgamos ser o centro do universo e q somos únicos - sentir alguém, esquecendo que são precisos muitos votos para se conseguir alguma coisa.
Quanto à pergunta estar bem feita ou não, agora isso não me interessz puto e pq?
Simples!
Deviam era ter-me perguntado em 1986 - tudo bem, nessa altura ainda não podia votar, mas pronto - se queria a adesão à então CEE.
Isso sim! Isso é que era o correcto, mas com a classe politica que temos, lá está, só veem o proveito próprio que podem tirar de uma situação.
Resumindo, Ruru gostei mais da tua pergunta. Sobretudo da parte "está consciente das consequências do seu voto?"
Essa devia ser a pergunta/referendo a ser feito a todos os Portugueses!!!

3:22 da tarde  
Blogger Rui Carlos Sá opinou:

Uma nova pergunta ?
Leiam o artigo do público, última hora.

9:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home